sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Resenha

Educação Física Escolar:Temos o que Ensinar? Ou considerações acerca do conhecimento (Re)conhecido
Pela Educação Física Escolar


Os profissionais de Educação Física,dizem que ainda a de ocorrer a revolução,na forma de ver de pensar a Educação Física como matéria escolar,tendo assim o seu verdadeiro reconhecimento perante a sociedade.
Afirma-se que a Educação Física tem um longo processo na história,a pratica de esporte escolar não só ensinado como vem praticando tais esportes,nas escolas ampliando os seus assim horizontes.
Essas idéias foram ocorridas em um Seminário onde se discutia que a Educação Física é uma matéria essencial para o desenvolvimento psicomotor e corporal.Onde Fernando Azevedo participou desta debate,e escreveu este artigo onde questiona a forma de se ver e rever as diversas formas de ´´praticas´´ de ´´Educação Física´´.
Castellani Filho afirmou acerca da busca da pedagogia dos profissionais de Educação Física.Comentou também que as praticas estam relacionadas com o Âmbito das ciências biológicas,que a Educação Física prega o corpo de uma forma materializada (mercado,mercadoria,e consumidor).
A critérios práticos a se definir a Educação Física.São sanções semanais regulamentada em três níveis de escolarização foram criadas um decreto lei onde a Educação Física ficará reconhecida como matéria básica.
Questiona-se no artigo por que a esportivização esta ligada ao Futebol.Nota-se que antes da pratica de Educação Física ter o seu reconhecimento ,visava-se o estudo das técnicas e as teorias praticas do Futebol.
Os artigos referem-se ao futebol como uma maquina de paixão e veneração dos brasileiros um ideal comum de todos sem instição de raça nem de posição social em busca de ver um exclusivo ´´gol´´.
Aborda-se sobre os vários livros,dissertações,pós-doutorado,que são pouco valorizado pelas pessoas um dos quais ´´A Sombra das chuteiras imortais´´.

2 comentários:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Elisangela,
Antes de qualquer observação mais profunda, sugiro que disponha o título de seu resumo na forma de referência bibliográfica. Ou seja:

CASTELLANI FILHO, Lino. Considerações acerca do conhecimento (re)conhecido pela educação física escolar. In: Política educacional e educação física. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

Elisangela...

Partindo de uma visada geral e inicial, alerto que seu texto está muito extenso para um resumo. Uma segunda observação geral é para que lembre sobre os critérios a serem cumpridos na construção de um resumo: primeiramente exposição do tema central, segundo a perspectiva do autor e terceiro os argumentos pelos quais o autor desenvolve o texto como um todo. Sendo assim, já elaborando considerações mais pontuais, perceba que você inicia seu resumo como que retomando uma idéia pela metade. Lembre-se, você está apresentando um texto. Portanto, inicie da seguinte forma: “Motivado pelo evento X, Castellani Filho teve como intenção principal nesse texto, refletir sobre os “conhecimentos conhecidos e reconhecidos” pela prática dos professores de educação física escolar. Que em outros termos, esse tema é motivado pela pergunta: a educação física tem o que ensinar?” Dessa forma, a questão do reconhecimento não é o da ‘educação física perante à sociedade’. O autor fala justamente de como a própria educação física, em seu interior profissional vem pensando sobre quais seriam os conhecimentos a serem reconheciso como necessários para a prática profissional. Nesse sentido, substitua as três primeiras linhas de seu resumo por essas idéias, só que escritas com suas palavras. Suprima também a parte que você fala do esporte. Retome seu texto na parte que você fala de Ferdando de Azevedo. Veja bem, releia o texto sobre esse assunto, e perceberá que Castellani Filho é quem escreveu o artigo, sendo que para iniciá-lo ele retoma uma citação de Fernando de Azevedo, que não participou do seminário porque já havia falecido. A partir daí, tentando organizar as idéias soltas que você jogou em seguida, Castellani Filho retoma Fernando de Azevedo justamente para mostrar, com a citação, como que a Educação Física tem seus conhecimentos conhecidos e reconhecidos, a área das Ciências Biológicas. Do parágrafo seguinte, aproveite a questão da lei expondo rapidamente como o autor trabalha isso. Os comentáris sobre o esporte podem ser apagados, pois estão muito confusos. Mas, ao falar do futebol, perceba que o autor realiza uma passagem que desloca o conhecimento da educação física das Ciências Biológicas para os das Ciências Humanas, pois um atleta não é só um corpo anatômico, mas também simbólico, que motiva símbolos e paixões. E que, portanto, estudos antropológicos se fazem necessários, além daqueles conteúdos clássicos do currículo da educação física no ensino superior. Bom trabalho!
Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.

Myrna disse...

O resumo do texto deixa os questionmamentos muito claro, porém n relata as mudanças ocorridas.